terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Para estar bem e ser feliz é necessário...

Algumas pessoas acreditam que para estar bem e serem felizes é necessário somente ter algo material. Será que isto é totalmente verdadeiro? Com a evolução tecnológica a vida do homem ficou mais fácil, pode ser exemplificado com alguém querer fazer um trajeto entre duas cidades distantes. É melhor em um carro do que ir montado em um animal. Com isto, a humanidade passou a ter mais tempo, assim criando uma falsa sensação de felicidade e deixando de viver o simples.

Nos dias atuais a maioria das pessoas, com o poder aquisitivo privilegiado, tem ostentado que para ser feliz é necessário ter muitas coisas que facilitem a vida, procurando apenas consumir uma novidade lançada pela indústria. A população que tem baixo poder aquisitivo, também vem sendo induzida a querer ter igualdade nas aquisições. Desta forma gera-se uma loucura incessante por ter coisas e esquecendo de se questionar: Para que eu quero mesmo isto? 

Outro ponto a ser observado, é a relação entre as pessoas. Hoje tem sido comum comprar um presente qualquer de custo elevado, enviar uma mensagem pronta com palavras que não são suas, ir a um local que esteja na moda, quando na verdade apenas um um abraço caloroso ou um sorriso já deixaria muitos satisfeitos.

Não afirmo que ter algo material é ruim, muito pelo contrário é maravilhoso ter coisas, apenas sugiro que se utilize com racionalidade os bens, pois esta loucura desenfreada em facilidades além de aafetar o emocional de muitas pessoas, custará muito caro para o planeta. 

Quero que olhe alguns amigos ou parentes e lembre do discurso deles. Te digo, com minhas observações, que algumas palavras são: "estou cansado desta vida", "preciso de férias", "meu trabalho é muito ruim", "o meu salário não dá para nada, preciso ganhar mais", " meu chefe é um pé no saco", "ninguém faz nada direito", "me deixe em paz, parece até minha mãe", "meu cartão de crédito está estourado", "estou cheio de dívidas", "Vou sair pra balada para esquecer dos problemas", "só vivo com dor de cabeça", "tenho alguma doença que nenhum médico me diz o que é, será que estou com algo ruim?", "Vivo uma vida de cachorro", "Preciso comprar um remédio milagroso", "Vou fazer uma plástica para ficar perfeita". Ufa! Poderia escrever muitas linhas sobre várias falas, porém deixarei esta tarefa para você e quem sabe poderá encontrar a sua?

Não tenho uma fórmula mágica para solucionar estas situações, pois cada pessoa é livre para escolher o que é melhor, porém, como sugestão, creio que antes de partir para compra de algo, deve verificar se isto é realmente necessário. Após este passo se perguntar, o que farei após conseguir? deixarei no canto, ou utilizarei verdadeiramente? Quanto de energia, tempo e dinheiro isto me custará? Estou comprando para meu uso, ou apenas para disputar com o outro que sou melhor? Esta necessidade é para preencher um espaço emocional vazio? (talvez esta somente com um terapeuta). Será que estou fazendo para agradar a mim ou ao outro? Depois que comprar darei o devido valor?

Peço que apenas busque a felicidade em algo simples e que realmente te preencha e não saia atirando para todo lado com o cartão de crédito. Pare um dia e proponha, a quem estiver ao seu lado, um abraço com muito afeto. Se permita dar tantas gargalhadas até a barriga doer e não esqueça de convidar um amigo para esta tarefa. E se estas formas forem interessantes creio que o planeta Terra deixará de ser morto em doses homeopáticas e teremos pessoas verdadeiramente felizes e de bem com a VIDA.

Abraços afetuosos,
Marcos Brito